09/09/2021

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Prefeitura Municipal de União do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa da Secretária e Primeira Dama Fabiana Schenatto, promoveu no dia 31 de Agosto de 2021 a caminhada alusiva ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. A concentração aconteceu na Praça.

O Mês de agosto representa conscientização, e combate à violência contra a mulher como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), que no dia 07 de agosto completou 15 anos. Ela prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica.

O objetivo é sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca da violência contra a mulher.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), somente no primeiro semestre de 2021, foram recebidas 72.839 notificações pelo Ligue 180, onde são feitas as denúncias de violência contra a mulher. Ainda segundo o balanço, o crime mais registrado no período foi o de violência física, com 34 mil casos no total, seguido da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, totalizando a 5.978 casos.