CORPO DE BOMBEIROS ENCERRAM ATIVIDADES EM UNIÃO DO SUL NESTE DIA 08
Publicado em: 07/10/2021 ás 07:18:00

CORPO DE BOMBEIROS ENCERRAM ATIVIDADES EM UNIÃO DO SUL NESTE DIA 08

A Prefeitura Municipal de União do Sul através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmou parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso para o enfrentamento aos incêndios florestais durante o período de estiagem deste ano. Durante mais de dois meses uma equipe de 02 (dois) bombeiros permaneceu no Município de União do Sul prestando atendimento de combate aos incêndios florestais, palestras de conscientização e fiscalização orientativa para evitar que as pessoas incorressem em crime ambiental por uso do fogo em período proibitivo, conforme Decreto Estadual nº 938 de 18 maio de 2021.

O Sub Tenente Ribas, comandante da Brigada Descentralizada Bombeiro Militar explica que no período de 01/07/2021 a 05/10/2021 foram detectados pelo sensor térmico VIRS do satélite NPP-375 do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 1546 focos de calor no Município de União do Sul. Em comparação com os 4.163 focos de calor do ano de 2020 no mesmo período, houve uma redução de 2.617 que equivale a aproximadamente 62%. Quem ganha com isso são as mais diferentes formas de vidas que dependem da preservação da natureza para sobreviver, respirando um ar mais saudável e conseguindo obter seus alimentos.

O Corpo de Bombeiros trabalha com quatro fazes que formam o ciclo de enfrentamentos aos incêndios florestais. Com o início do período chuvoso inicia-se a preparação para o ano seguinte; compras de materiais, licitações etc. Depois já no início do ano vem a fase da prevenção onde os Comandantes Regionais visitam os prefeitos buscando parcerias para ativar instrumentos de respostas no município como foi o caso desta de União do Sul. Em julho quando inicia-se o período proibitivo de uso do fogo, ativa-se a fase de resposta onde equipes são distribuídas pelo Estado todo para auxiliar no enfrentamento aos incêndios. Para fechar o ciclo vem a última fase, a de responsabilização. Esta última é coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros com sede em Cuiabá MT que despacha equipes de fiscalizações para todo o Estado, operação denominada Abafa Amazônia.

Para o militar, “A fase de resposta é muito importante porque a presença do Estado inibe o cometimento de crimes e possibilita a defesa de quem teve problemas com fogo no período crítico pois gera-se uma certidão de atendimento onde os militares relatam todos os recursos que foram usados como exemplo; emprego de maquinários, de equipes de combate, confecção de aceiros preventivos e de combate e registro de ocorrências na Policia Civil ou Militar, documentos que devem serem apresentados por ocasião da visita da fiscalização da SEMA bem como do IBAMA”.

O Corpo de Bombeiros agradece a todos os munícipes pelo acolhimento em União do Sul, em especial a Secretaria de Meio Ambiente através do Secretário Edinaldo que proporcionou todo apoio logístico necessário e ao Sargento Thelmo Comandante do Núcleo da Policia Militar pelo alojamento e hospedagem das equipes. Encerra os trabalhos de respostas e orientativos na sexta feira dia 08 de outubro, Deixando a Corporação aberta para novas parcerias no ano de 2022.

Email para solicitar certidão de atendimento crbm3@cbm.mt.gov.br

Fonte(s): Sub Tenente Ribas, comandante da Brigada Descentralizada Bombeiro Militar

Prefeitura Municipal de União do Sul
Juntos Somos Mais Fortes