SAÚDE RECONHECE INICIATIVA DE 225 MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA PANDEMIA
Publicado em: 28/06/2021 ás 09:11:00

Certificados foram entregues, de forma simbólica, a representantes de três municípios, pelo ministro da Saúde, nesta quinta-feira (25)

União do Sul está na lista. Só 4 municípios de MT foram contemplados com o certificado.

O Ministério da Saúde fala que mesmo com a pandemia, a APS do município não deixou de fazer seu papel de atenção à saúde dos diversos serviços da atenção primária, principalmente serviços relacionados aos indicadores do previne Brasil.

Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) dessa quinta-feira (24), representantes de três dessas cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipaís de saúde.

A homenagem condecora os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). Além disso, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.

“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o Governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária ”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara.

São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho. Dentre os critérios estão:

•  Consultas de pré-natal;
  • Atendimento odontológico na gestação;
  •  Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
  •  Cobertura de exame citopatológico;
  •  Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
  •  Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
  •  Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

“O investimento em atenção primária gera acesso, resolutividade e salva vida. Falar em atenção primária é falar da importância da qualificação profissional e estar sempre atento à necessidade da população, investindo em informatização, sempre para alcançar os indicadores do Previne Brasil e ir além deles”.

A Secretária de Saúde Dra. Luciani Bulla agradece a todos que colaboraram para esse reconhecimento “quero agradecer a nossa equipe de saúde que venceu seus medos, receios e duvidas e não deixaram de prestar a devida atenção as pessoas, se adequando e buscando alternativas e estratégias para continuar prestando um serviço de qualidade a todos os munícipes. Agradeço a gestão municipal que sempre nos apoiou e também a população que sempre entendeu e participou colaborando para que hoje fossemos reconhecidos”.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/saude-reconhece-iniciativa-de-225-municipios-no-fortalecimento-da-atencao-primaria-na-pandemia